domingo, 29 de abril de 2007

Passarela da Fé ganha proteção para visita do Papa

Uma grade de proteção com 3,30 m de altura foi instalada na Passarela da Fé, que liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional de Aparecida, com o objetivo de aumentar a segurança dos romeiros. Segundo a Nova Dutra, concessionária que administra a via Dutra e responsável pela troca da grade, a obra foi realizada após uma solicitação do Santuário Nacional, em virtude da grande movimentação de fiéis esperada para a visita do papa Bento XVI, em maio.

O pontífice celebra, no dia 13 de maio, a missa de abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribe, quando são esperadas cerca de 500 mil pessoas visitando o Santuário.

A substituição foi necessária porque a grade anterior tinha apenas 1,30 m de altura e, somente entre 2005 e 2006, quatro pessoas se suicidaram ao pularem da passarela. Aparecida recebe, anualmente, mais de 8 milhões de romeiros.

De acordo com o departamento de Engenharia Civil do Santuário Nacional, a altura da Passarela da Fé varia de 18 a 35 m, ao longo de seus 392 m de comprimento. A estrutura tem 5,8 m de largura e é sustentada por 11 pilares.

Custeada pelo governo do então presidente Médici, a obra foi projetada por Roberto Carlos Niemeyer e inaugurada em 1971.

Nenhum comentário: