29/04/2007 - 07:00
Um coral com mil vozes vai cantar para o Papa Bento XVI durante a missa campal celebrada pelo pontífice no pátio do Santuário Nacional de Aparecida, no dia 13 de maio.
O grupo é formado por cantores voluntários de diversas cidades do Vale do Paraíba e por grupos de corais católicos que fazem apresentações nas dioceses das cidades vizinhas de Aparecida.
No dia 13 de maio, o Papa abrirá, na Basílica Nacional, a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribe. São esperadas para o evento cerca de 500 mil pessoas.
De acordo com o maestro do Santuário Nacional, Ismael Floreano, os ensaios do coral começaram no início de fevereiro, com a participação de 700 pessoas. As 300 vagas restantes foram preenchidas em março com integrantes de corais de três cidades vizinhas de Aparecida.
O grupo ensaia quatro vezes por semana, na capela de São José, no interior da Basílica Nacional. São duas horas diárias de preparação.
Floreano disse que o coral com mil vozes foi um pedido da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), à administração do Santuário Nacional. "Alguns membros da CNBB visitaram Aparecida para confirmar se seria possível e se haveria infra-estrutura para a formação do coral para animar a missa", afirmou o maestro.
O coral do Santuário Nacional conta com 50 voluntários e se apresenta nas missas televisionadas, aos domingos e em datas especiais, como o 12 de outubro, dia da Padroeira.
O coral será acompanhado pela Orquestra do Projeto Pemsa (Pequenos Músicos do Santuário Nacional), composto por 60 jovens com idades entre 12 e 18 anos, moradores de cidades vizinhas a Aparecida como Guaratinguetá, Roseira, Potim e Lorena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário