sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Morre o Historiador José Luiz Pasin (11 janeiro 2008)


Nesta sexta-feira (11) faleceu o historiador José Luiz Pasin, em Guaratinguetá. Lutando contra um câncer na coluna, Pasin estava internado no Hospital Frei Galvão há 40 dias. Aos 68 anos, Pasin deixa ao Vale do Paraíba um grande arsenal de livros e estudos realizado ao longo de sua carreira.
Pasin deixa muitos livros publicados

Filho de José Pasin e de Thereza de Trannin Pasin, o historiador está sendo velado no velório de Aparecida e será sepultado neste sábado (12), às 9h.O Vale do Paraíba ficou mais triste no dia 11 de janeiro de 2008 ao perder uma de suas grandes referências culturais. Morria, aos 65 anos, o escritor e historiador José Luiz Pasin. Internado há quarenta dias no Hospital Frei Galvão, em Guaratinguetá, cidade onde residia, Pasin lutava bravamente contra um câncer na coluna.

José Luis Pasin, era filho de José Pasin e de Thereza de Trannin Pasin, e nasceu no dia 27 de agosto de 1939, em Aparecida. O historiador foi membro da Academia Paulista de História, e passou pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Colégio Brasileiro de Genealogia, Instituto Histórico e Artístico de Paraty, Instituto Genealógico Brasileiro, União Brasileira de Escritores, e do Corem- Conselho Regional de Museologia do Estado de São Paulo. Além disto, Pasin foi pesquisador no Núcleo de Pesquisa Regional da Unisal e nas Faculdades Integradas “Teresa D’Ávila”, e fundou o Instituto de estudos valeparaibanos, sediado em Lorena.

Livros publicados

O historiador publicou vários livros sobre o Vale do Paraíba, principalmente sobre história, literatura e genealogia. Confira algumas obras:

“Algumas notas para a história do Vale do Paraíba – Desbravamento e Povoamento”
“Guaratinguetá – Tempo e Memória”
“A Jornada da Independência”
“Vale do Paraíba – Ontem e Hoje”, “Poetas de Guaratinguetá”
“Poetas de Aparecida”
“Panorama da Literatura do Vale do Paraíba”
“Barões do Café – Titulares do Império no Vale do Paraíba Paulista”
“O Outro Euclides – O Engenheiro Euclides da Cunha no Vale do Paraíba (1902-1903)”

Prêmios
Dentre os prêmios conquistados por Pasin ao longo de sua carreira, destacam-se: Prêmio Cultural “Eugênia Sereno” – 2001 e Prêmio de História Regional, também em 2001.

Outros trabalhos
Além de atuar como pesquisar, historiador e escritor, José Pasin foi colaborador do jornal Valeparaibano, revista Ângulo, caderno Regional da Folha de São Paulo e assessorou vários programas sobre história nas televisões regionais.

Patrimônio
José Luiz Pasin construiu em sua propriedade, a Fazenda Boa Vista na cidade de Roseira, um espaço cultural com biblioteca, jardins, teatro, eco-museu e uma Reserva Ecológica, reconhecida pelo Governo brasileiro, Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Unesco como uma reserva ecológica.

2 comentários:

Neto artesão disse...

Boa noite!!!
Vcs sabem em detalhes o nome de uma visita NÃO AUTORIZADA há não entrar no leito hospitalar onde se encontrava o professor José Luiz Pasin.? A lista de visitas AUTORIZADAS foi de apenas 4 pessoas amigas do Mestre Professor.!!! E EXPLICITAMENTE PROIBIDA a entrada de um sujeito que forçou e conseguiu adentrar no leito hospitalar do Pasin .? Quem foi este sujeito q fes um escândalo teatral na entrada e corredores do Hospital M. Frei Galvão.?

Neto artesão disse...

Médicos,enfermeiras (os) funcionários e atendentes do HMFG da época 01/2008 podem falar em detalhes o ocorrido...(?)