quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Registro eletrônico de hóspedes será implantado este ano no Brasil

Rede hoteleira da cidade de Aparecida
Sinhores Aparecida defende parceria com entidades representativas do setor para implantação da ficha online

O registro eletrônico de hóspedes na hotelaria brasileira será obrigatório a partir deste ano. A informação é do ministro do Turismo, Gastão Vieira, e foi veiculada no início da semana, após encontro com representantes do setor hoteleiro do Rio de Janeiro (RJ).

Segundo Vieira, a obrigatoriedade da ficha eletrônica é um instrumento de modernização e conforto para o hóspede, além de representar uma base de informações muito mais qualificada. 

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), Alfredo Lopes, informa que está sendo viabilizada uma solucação tecnológica para que o sistema de registro eletrônico seja unificado em todo país. 

Para o presidente do Sinhores Aparecida, Ernesto Elache, as representações que congregam a categoria de hospedagem podem ser importantes aliadas para garantir a implantação da medida. "Esses organismos devem trabalhar junto às bases nos estados e municípios para adequar a realidade da rede hoteleira e cada região ao projeto", explica.

Elache defende uma adequação aos procedimentos de padronização da ficha, para que o sistema solicite menos informações aos hóspedes. "Alguns hotéis que estão testando o sistema em São Paulo já enfrentam problemas de resistência por parte dos hóspedes, devido ao nível de informações que está sendo solcitado", justifica. 

Segundo ele, em um futuro próximo, isso poderá gerar problemas de concorrência entre os hotéis, já que alguns estabelecimentos poderão perder clientes em função daqueles que abrirem mão da ficha eletrônica. 
 
A Agência Brasil informou que o Ministério do Turismo está promovendo uma série de reuniões conjuntas entre governo e iniciativa privada visando a implementação da medida nas cidades que irão sediar a Copa das Confederações, neste ano, e a Copa do Mundo de 2014.




Nenhum comentário: