domingo, 1 de abril de 2007

Escultor faz imagens do frei em madeira

Escultor faz imagens do frei em madeira

Guaratinguetá

 



A distância que separa o escultor Benedito Eduardo de Carvalho, 59 anos, das cidades de Aparecida e Guará aumentou ainda mais sua fé e devoção em Nossa Senhora Aparecida e em Frei Galvão.



Natural de Nazareno (MG), Carvalho visita o Vale pelo menos uma vez por ano. Faz questão de participar de missas no Santuário, em Aparecida, e na Catedral de Santo Antônio, em Guará.



Foi numa dessas viagens, no ano passado, que conheceu o padre Silvio Florêncio, cura da Catedral de Santo Antônio.



Especialista em arte sacra, Carvalho, conhecido como 'Dito Santeiro', falou sobre suas imagens de santos esculpidas em madeira e recebeu o convite do padre para desenhar Frei Galvão. "Aceitei o convite com o maior prazer e orgulho. Como sou muito devoto de Frei Galvão, decidi fazer logo duas imagens."



O santeiro conta que está na fase de acabamento das estatuetas, que têm 65 centímetros de altura, pesam 4 kg e são feitas de mogno. O estilo mistura o barroco do século 17 com o estilo clássico.



PRESENTE - Carvalho diz que uma das estátuas será endereçada ao papa Bento 16. A peça deve ser entregue pelo arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis.



A outra imagem, segundo o padre Silvio, será doada ao acervo da Catedral de Santo Antônio. "Ele trouxe a imagem que está sendo feita e é realmente divina. O talento que ele tem é incrível. Será um presente maravilhoso para o pontífice", disse o sacerdote.



Autor de mais de 500 esculturas, Carvalho diz que dedicou cerca de três meses às imagens de Frei Galvão, que estão na fase de acabamento.



Carvalho conta que se baseou em desenhos e imagens da tradição popular para esculpir o santo. No trabalho, ele usou facas de cabo de massa plástica e formão para moldar as peças.



Nenhum comentário: