domingo, 1 de abril de 2007

Basílica Nacional ganha 10 painéis de azulejo

Visita do Papa



Peças serão feitas por artista plástico nas paredes das quatro naves do santuário, com passagens do Evangelho

Aparecida

Luciana Mendes



A Basílica de Nossa Senhora vai concluir este mês o trabalho de ornamentação do interior da igreja com 10 painéis feitos em azulejos que retratam cenas do Evangelho, construídos na nave sul da igreja, que abriga a imagem de Nossa Senhora Aparecida.



Até a visita do papa Bento 16, marcada para maio deste ano, os 10 painéis estarão concluídos. O local também terá o teto pintado de branco para realçar as obras de arte, que são confeccionadas pelo artista plástico Cláudio Pastro.



Ele é autor de várias obras que adornam o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, como painéis em homenagem às mulheres e peças em azulejos nas capelas do Santíssimo e de São José, no interior da Basílica Nacional.



Em todas as alas da igreja serão colocados 34 painéis. Na nave sul serão 10 painéis e 8 em cada uma das outras três naves.



Conforme o projeto de Cláudio Pastro, os painéis, que medem sete metros de comprimento por cinco metros de largura, serão construídos nas paredes de 40 metros de altura que contornam as quatro naves da Basílica --norte, sul, leste e oeste.



Segundo Cláudio Pastro, os painéis serão feitos em azulejos para seguir o estilo de outras obras de arte ja concluídas dentro da igreja e também porque valorizam a cerâmica nos elementos decorativos previstos no projeto de acabamento interno do templo.



A além de adornar a igreja, as peças irão ilustrar algumas passagens do evangelho como anunciação de Maria, os nascimentos de Jesus e de João Batista, a apresentação de Jesus no templo e a escolha dos discípulos, entre outras passagens.



Pastro disse que os elementos decorativos poderiam ter sido feitos em mosaico ou pintura, mas foram escolhidos painéis de azulejo de cerâmica porque combinam com as paredes da igreja que são de tijlos à vista (leia texto nesta página).



"O trabalho de acabamento da igreja é inspirado na tradição dos azulejos coloniais herdada de Portugal e Espanha nos séculos passados. Os painéis oferecerão a visão de praticamente todo o Evangelho à volta da Basílica, que nós chamamos de Bíblia Palperum (Bíblia dos Pobres), a qual todas as pessoas poderão ler a sua fé", disse Pastro.



FAIXAS - Entre os arcos e os painéis o artista vai confeccionar uma faixa decorada em azulejos, com a flor de açucena e, nos capitéis das colunas, romãs, maçãs e uvas, que são os atributos do cântico dos cânticos.



Segundo Cláudio Pastro, essa decoração indica que este é um espaço esponsal, espaço das núpcias do Cordeiro, do Amado Deus com sua igreja, que é o seu povo.



Para a próxima etapa das obras de acabamento interno, estão previstos outros dois grandes painéis, como os que já estão prontos, das mulheres que antecederam a Virgem no Antigo Testamento, na nave sul, e as discípulas do Novo Testamento, na nave norte.



Esses painéis retratarão cenas dos mártires da Igreja Católica, relatadas no livro Atos dos Apóstolos.

Nenhum comentário: