domingo, 6 de maio de 2007

Segurança de Papa será maior do que a de Bush

05/05/2007 - 18:36h  





O esquema de segurança para a visita do papa Bento XVI ao Brasil, na semana que vem, contará com um contingente de 5 mil pessoas, em uma operação maior que a realizada em março para a passagem do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, por São Paulo.



"A operação de segurança será maior que a da visita de Bush por uma razão: o número de pessoas que assistirão aos eventos do Papa será muito maior", explicou o coronel César Augusto Moura, porta-voz do Comando Militar Sudeste do Exército, encarregado do plano.



Bush, cujo esquema de segurança contou com 3 mil pessoas, passou pouco mais de 24 horas em São Paulo e só teve encontros com autoridades, além de uma breve visita a uma escola de alunos carentes.



A expectativa é que mais de 1 milhão de fiéis assistam às missas que o Pontífice irá realizar em São Paulo e Aparecida durante sua estada de cinco dias, entre quarta-feira e domingo da semana que vem. O esquema de segurança é composto por integrantes do Exército, da Polícia Federal, da Polícia Militar e da Guarda Metropolitana de São Paulo. Mas também haverá participações da Guarda Suíça Pontifícia, do Corpo de Bombeiros, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Polícia Rodoviária Federal, afirmou Moura.



Em seus deslocamentos, o Papa usará helicópteros, automóveis e dois papamóveis, os tradicionais veículos de vidro blindado usados pelo pontífice em suas viagens pelo mundo.



A assessoria de imprensa para a visita do Papa ao Brasil, a primeira de Bento XVI à América em dois anos de papado, afirmou que a Polícia Federal ficará encarregada da segurança mais próxima ao Papa, tarefa que dividirá com a força do Vaticano. O papamóvel será acompanhado por helicópteros da PF, e todas as ruas pelas quais Bento XVI passar serão fechadas.



O papa Bento XVI inaugurará no próximo domingo, em Aparecida, a 160 km de São Paulo, a 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. Antes disso, vai rezar missas em São Paulo, onde também terá encontros com representantes da juventude católica e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: