domingo, 6 de maio de 2007

Ação Social em Aparecida relacionada a vinda do Papa

Serginho Groisman mostra iniciativas sociais relacionadas à visita do Papa Bento XVI 

 

O Ação deste sábado, dia 05, vai mostrar diversas ações sociais realizadas na região da basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. Uma dessas iniciativas é a Fazenda da Esperança, um projeto que surgiu em Guaratinguetá há cerca de 28 anos. Serginho Groisman receberá, no estúdio, o frei Hans Stápel, que irá falar mais sobre o projeto e contar como estão os preparativos para a visita do Papa Bento XVI. O principal objetivo da Fazenda é ajudar dependentes químicos e alcoólatras. Lá, eles aprendem valores sociais e espirituais que os ajudam a se reintegrar à sociedade. No núcleo feminino são produzidos alimentos e no masculino funciona uma fábrica de reciclagem de plástico. Diariamente, os produtos feitos pelos pacientes são vendidos na cidade.



O programa vai mostrar também o trabalho da ONG Orientavida, que fica na cidade de Potim, no Vale da Paraíba. O projeto tem como objetivo ensinar as técnicas do bordado para que as mulheres da região possam colaborar com a renda familiar. A ONG já reúne 150 associadas e as peças produzidas por elas são vendidas no Brasil e em países da Europa. O trabalho funciona em ciclo: quem já sabe ensina as associadas mais novas. A mais nova missão das artesãs é bordar um jogo de cama para o Papa. Elas vão utilizar a técnica francesa "bouti" para fabricar as peças. No Brasil, somente a Orientavida tem autorização para aplicar esse método.



O Ação vai falar também sobre um outro projeto da arquidiocese de Aparecida, a Casa do Pequeno Trabalhador. A iniciativa oferece aulas de informática, oficinas de artesanato e reforço escolar para os jovens da região. Para comemorar a visita de Bento XVI, os jovens vão tocar em uma cerimônia celebrada por ele. O Ação vai ao ar aos sábados, logo após o Globo Ecologia.

Nenhum comentário: