domingo, 6 de maio de 2007

Na reta final, Aparecida improvisa obras



A uma semana da chegada do papa, prefeitura já prepara limpeza da cidade sem concluir serviços

A Prefeitura de Aparecida corre contra o tempo para terminar as obras de infra-estrutura na cidade antes da chegada do papa Bento 16, no dia 11 de maio, próxima sexta-feira. Da proposta inicial de recapear 20 vias públicas – 60 mil metros quadrados) e construir um reservatório com capacidade para 1,5 milhão de litros de água, o prefeito José Luiz Rodrigues (DEM), o Zé Louquinho, já admite improvisar e recuperar apenas ruas da região central e ao longo do trajeto que Bento 16 fará na cidade.

Otimista, Rodrigues acredita que tudo dará certo e dentro do prazo estipulado. “Não haverá nenhum problema de infra-estrutura em Aparecida na visita do papa”, afirmou. Quanto ao reservatório, cuja estrutura metálica ainda está sendo feita, a prefeitura espera poder contar com pelo menos 50% da capacidade – 750 mil litros.

Já as adutoras do reservatório, que o ligarão à rede do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Aparecida, serão construídas depois da visita do papa. Segundo a secretária de Obras de Aparecida, Jeffercy Souza Nunes Chad, os trabalhos estão em ritmo acelerado e a meta é terminar as obras até o dia 10 de maio, véspera da chegada do papa.

“Após o prazo, só haverá serviços de limpeza”, disse a secretária. Jeffercy informou que estão em fase de conclusão as obras de alargamento e arborização das calçadas na avenida Barão do Rio Branco, na entrada do Seminário Bom Jesus, onde ficará hospedado o papa e sua comitiva. Haverá ainda a colocação de 40 postes decorativos na via.

Prossegue também a construção da rua padre Jorge Antão, que ligará as ruas Chad Gebran e Rosa Penido. A via servirá de alternativa para o acesso à via Dutra sem passar pelo centro da cidade. No local, segundo Jeffercy, serão pavimentados cerca de 8.000 metros quadrados de rua.

Enquanto as obras públicas estão atrasadas, a direção do Santuário Nacional argumenta que os serviços no interior do templo estão adiantados e terminarão no cronograma previamente estipulado pela Igreja (leia texto nesta página).



TODO VAPOR – Transformada em canteiro de obras, as principais avenidas da região central de Aparecida recebem os últimos acabamentos, com recuperação de calçadas, construção de canteiros arborizados e colocação de postes decorativos, além da troca das lâmpadas. “Estamos trabalhando dia e noite para terminar as obras dentro do prazo. Quando o papa passar pelas ruas de Aparecida, tudo estará limpo, organizado e bonito.

Tenho certeza”, disse o prefeito Rodrigues.

Mas nem todo mundo acredita que a reforma será concluída a tempo. Na opinião do comerciante João Campos da Silva, de 50 anos, muita coisa ficará por fazer após a visita do papa.

“Acho que o tempo é curto para fazer tudo que a prefeitura disse que ia fazer. O jeito é priorizar algumas obras e trabalhar sem parar”, disse Silva, que possui um comércio na rua Maestro Benedito Barreto, que também passa por reformas.



LIMPEZA – Com toda as dúvidas quanto ao prazo do término das obras, a única certeza da prefeitura é que os trabalhos terão que ser encerrados no dia 10 de maio. Este é o prazo que o prefeito deu para iniciar o serviço de limpeza da cidade. Todo o material usado nas obras, como máquinas e caçambas, será retirado das ruas.

Nenhum comentário: