domingo, 6 de maio de 2007

Dez mil ônibus em Aparecida

A visita oficial do papa Bento XVI ao Brasil, entre os dias 9 e 13 de maio, deve aquecer o turismo religioso no País. Segundo a CNBB, estão sendo aguardados, somente na cidade de São Paulo, cerca de 1 milhão de fiéis no Campo de Marte, além de 35 mil jovens no estádio do Pacaembu, e, pelo menos, 500 mil pessoas em Aparecida, interior de São Paulo, onde será realizada a V Conferência do Episcopado da América do Sul e Caribe. O papa deve ainda visitar a cidade de Guaratinguetá (SP).



O turismo em torno do papa, incluindo a vinda de fiéis católicos de todos os cantos do Brasil e também de países latino-americanos, deve movimentar um montante de R$ 60 milhões na Capital paulista.



Além da média 120 mil turistas em finais de semana, milhares de pessoas deverão viajar para a cidade de Aparecida com a intenção de participar da missa celebrada pelo papa Bento XVI.



Toda essa movimentação deve mobilizar uma frota de 10 mil ônibus de fretamento às cidades visitadas pelo papa. O que preocupa Maurício Marques Garcias, presidente da FRESP- Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, é a infra-estrutura preparada para receber esse meio de transporte e seus passageiros.



Segundo o diretor-executivo de planejamento de Aparecida, Carlos Alberto de Almeida, foram construídos uma alça marginal à via Dutra, novos bolsões de estacionamento para 40 mil carros e ônibus - antes a cidade comportava 19 mil - e três calçadões para facilitar a circulação do público na cidade.



Os estacionamentos adicionais para 2 mil ônibus foram distribuídos em três pontos próximos à Basílica, onde será celebrada a missa pelo pontífice: no bairro de Santa Terezinha, próximo ao residencial Rosa de Ouro (1.400 ônibus); estacionamento Santo Afonso, no centro (324 ônibus) e no bairro de Vila Mariana (280 ônibus).



Uma área reserva no bairro do Jardim Paraíba, próximo ao Santuário Nacional deverá ser acionada para eventual estacionamento de veículos. Os locais devem ser equipados com banheiros químicos, bebedouros, pedregulhos no chão para facilitar o tráfego e sinalização.



Julio Oliveira, gerente de Operações da Basílica de N. Sra. Aparecida, na cidade de Aparecida, informa: "operacionalmente falando, trabalhamos para acolher cerca de 500 mil romeiros no dia 13 e, para tanto, reservamos os dois bolsões laterais ao Centro de Apoio ao Romeiro somente para os pedestres".



No dia 12 de maio, o pontífice visitará a Fazenda Esperança em Guaratinguetá. Foram criados três bolsões especiais de estacionamento: um na entrada da cidade (divisa com Aparecida); um à margem da Avenida J. K. (Ilha dos Ingás) e outro na área institucional ao lado do prédio do Fórum.



A prefeitura de São Paulo divulgou seu esquema de tráfego e estacionamentos durante a visita do papa: haverá bolsões no entorno do Campo de Marte, separados por cor, de acordo com a rodovia de origem do veículo.



Não haverá bolsões de estacionamento nas proximidades do estádio do Pacaembu. Os ônibus deverão estacionar nos bolsões próximos ao Campo de Marte e os passageiros serão orientados a utilizar o Metrô ou transporte coletivo até o estádio.

Nenhum comentário: