sábado, 12 de julho de 2008

Viaja Mais ainda não decolou



Programa dirigido ao segmento da Melhor Idade tem poucas vendas em Brasília. Mesmo assim, agências apostam no sucesso

Jornal Correio Braziliense

Lançado em setembro de 2007, o programa do governo Viaja Mais Melhor Idade Turismo ainda não conseguiu cativar o público brasiliense. Apesar de possuir um ótimo propósito, que é fomentar o turismo na época de baixa temporada e estimular que idosos e aposentados viagem mais pelo país, o programa não conseguiu alcançar um número expressivo de vendas na capital federal. Das 12 agências de turismo procuradas pelo Correio, apenas duas conseguiram negociar pacotes da iniciativa do governo. A Cays Turismo admite que vendeu "alguns pacotes no ano passado" e a Lago Sul Turismo declara que as "vendas foram mínimas". Um levantamento foi solicitado à operadora responsável pelo Viaja Mais em Brasília para saber o número exato de pacotes vendidos em Brasília, mas o pedido não foi atendido. As agências que responderam à reportagem foram: Abrolhos Turismo, Buriti Turismo, Cays Turismo, Clan Turismo, Everest Turismo, Fly Club In, Jovem Turismo, Lago Sul Turismo, Mykonos Turismo, Santiago Turismo, Téneré Tour e VB Turismo. Todas elas estão credenciadas no programa.

A maior parte das agências confirmou que a procura existe. Mas os idosos têm preferido fechar com os pacotes tradicionais. Vários motivos diferentes são apontados para tal escolha e a falta de divulgação é um deles. "Falta fazer uma campanha para conscientizar os idosos de que eles devem aproveitar, viajar. Eles também devem entender os benefícios de ir pelo programa, que às vezes sai um pouco menos em conta, mas traz serviços especializados para essa faixa etária", explica Anne Araújo, diretora da Clan Turismo. Magali Souto, vendedora da Abrolhos Turismo é um pouco mais dura. "Acho a divulgação feita pelo governo muito fraca. A propaganda não explica direito o programa, é muito superficial", conta.

Outro aspecto destacado pelos representantes das agências é que muitas vezes os pacotes do Viaja Mais Melhor Idade acabam saindo mais caros que os pacotes normais. "Com as promoções de passagens feitas pelas companhias aéreas, os pacotes tradicionais acabam saindo mais em conta. Uma solução seria o governo fazer uma parceria com essas companhias", sugere Marcus Vinícius Szrvineck, emissor da Jovem Turismo.

Eneida Siade, gerente da Cays Turismo, agência que chegou a vender alguns pacotes no ano passado lembra que muitas vezes os clientes têm Bancorbrás e acabam ganhando diárias, o que deixa os pacotes tradicionais mais baratos também. Valquíria Almeida, gerente da Buriti Turismo, ainda não viu "uma vantagem real nos preços do programa". A gerente ainda destaca que o financiamento dos pacotes é feito com juros, o que, segundo ela, é "sem sentido" já que todos os outros pacotes podem ser parcelados. Valquíria ainda vê mais problemas. "Os pacotes são pré-determinados, não é o cliente que escolhe quando quer ir e quanto tempo quer ficar. E o item de que os acompanhantes devem ser maiores de 16 anos também atrapalha na hora de fechar negócio", explica.

Somente uma das agências afirma não ter recebido treinamento ao fazer o credenciamento. "A agência se credenciou logo que o programa começou. Mas não houve nenhum treinamento. Eu não sei quais são as vantagens do Viaja Mais. Acho que falta informação para as agências", conta Tatiane Andrade, emissora da Everest Turismo.

Apesar das reclamações, a maior parte das agências está otimista em relação ao programa. Se as falhas forem solucionadas, ele tem uma grande chance de obter sucesso. "Acho o programa muito bom. Estamos plantando uma sementinha para que pessoas nessa idade comecem a viajar. Só falta fazer uma conscientização eficiente com eles", conta Anne Araújo da Clan Turismo. Já Magali, da Abrolhos Turismo, acha que se o programa for melhor divulgado, ele dá certo. "O número de clientes aposentados é grande, eles já possuem uma estabilidade financeira e tempo. Se divulgarem melhor o Viaja Mais, ele vai ser bem sucedido", declara. Suzana Pereira, da Téneré Turismo, agência que havia se credenciado a menos de um mês no programa também acha que ele veio para ficar. "O Viaja Mais é uma iniciativa muito boa. Estamos apostando muito nele, por isso nos credenciamos", finaliza.

Falta segurança - O secretário nacional de políticas do Ministério do Turismo Airton Pereira acredita que criar uma cultura de viagem na melhor idade é o maior desafio do programa. "Criar essa cultura de viagem leva tempo. No Chile, país que tem programa semelhante no qual nos baseamos muito, foram precisos dois anos para atingir 32 mil pacotes", explica. Segundo o secretário, é preciso criar uma segurança de viajar no idoso. "Muitos idosos têm medo de viajar sozinhos, porque não existe muita estrutura para eles. Mas o Viaja Mais, além de criar essa estrutura, tem preço e condições de pagamento que também facilitam", declara.

O Ministério do Turismo lançou, em abril deste ano, o Viaja Mais Melhor Idade Hospedagem, em que os hotéis cadastrados oferecem 50% de desconto aos idosos. Com essa nova vertente do programa é possível driblar o problema das promoções de passagens aéreas. "O Viaja Mais Hospedagem é para aquele tipo de turista que já possui milhas, que quer viajar de carro ou que conseguiu comprar passagem aérea em promoção. E ainda poderá contar com os 50% de desconto dos mais de 1500 hotéis do programa", afirma Pereira.

Quanto à publicidade, o secretário afirma que o Governo está fazendo sua parte do acordo. "O combinado com as operadoras é que nós faremos a parte institucional da divulgação e elas fariam uma campanha complementar. Estamos fazendo a nossa parte." Ele ainda lembra que as pessoas costumam achar que só existe propaganda na televisão. "Quando passa na TV a visibilidade é maior, mas nós nunca paramos de fazer divulgação. Temos um telemarketing e o número de acessos no site continua grande", declara.

Airton Pereira ainda destaca que o principal é "lançar a idéia de um turismo voltado para a terceira idade". "Em pouco tempo vão surgir ofertas da livre iniciativa, para esse segmento, que ultrapassam o programa. Vi uma promoção da WebJet voltada para essa faixa etária. A cidade de Gramado vai lançar um evento específico para eles também", conta. E o fato do Viaja Mais incentivar as saídas em baixa temporada, segundo Pereira, dá maior estabilidade aos funcionários. "Assim, um funcionário contratado para a alta temporada consegue manter o emprego depois."

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