Embratur divulga estudo sobre os impactos econômicos da realização de eventos internacionais no Brasil em 2007 e 2008
Ass. Economia FNHRBS
No dia 9 de julho, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, apresentou, em parceria com o Convention & Visitors Bureau do Rio de Janeiro, os resultados da pesquisa "Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil". A pesquisa delineia o perfil do turista estrangeiro que participa de eventos no Brasil. Elementos como gastos, perfil socioeconômico do turista estrangeiro e avaliação da cidade foram contemplados pela pesquisa e os resultados serão apresentados a seguir.
A pesquisa considera eventos realizados no período de setembro de 2007 a junho de 2008, incluindo os eventos do Rio de Janeiro.
Os Estados Unidos ocupam a primeira posição no ranking de países emissivos de turistas com motivação de negócios ao Brasil, representando 10,20% do total de 7.662. Em seguida vêem o Equador e a Argentina, com 6,70% e 6,30%, respectivamente. Na contramão deste resultado, a Itália (1,50%) e a Índia (1,70%) são os países que menos participam de eventos realizados no Brasil. Verifica-se, também, que a grande maioria dos turistas de eventos visita o Brasil pela primeira vez. Apenas 33,50% dos turistas entrevistados já estiveram no País anteriormente. Entre os participantes destes eventos, a maioria absoluta é composta por turistas do sexo masculino (71,40%), enquanto as mulheres representam apenas 28,60% do total. Os casados (61,90%) e os solteiros (31,60%) são o grande público do mercado de eventos.
32,90% dos turistas entrevistados possui entre 35 e 44 anos, enquanto apenas 2,60% têm mais que 65 anos.
34,90% dos turistas estrangeiros em eventos no Brasil possuem ao menos mestrado. Porém, grande parcela (28,00%) possui somente ensino superior.
51,70% dos turistas recebem até US$ 4.000,00. Apenas 6,80% possuem salário de mais de US$ 10 mil.
O táxi e o transfer do evento são os meios de transporte mais utilizados pelos turistas em eventos no Brasil
Quase que a totalidade dos turistas escolhe os hotéis como meio de hospedagem (97,20%).
62% dos turistas permanecem na cidade do evento após seu término ou chegam antes do dia do evento. O tempo médio de permanência além dos dias da realização do evento é de cerca de 3 dias.
Conforme verificado, grande parte dos turistas permanece na cidade sede do evento (62%). Entretanto, 37,40% permanecem no Brasil e decidem realizar turismo em outras cidades brasileiras. Este turista fica cerca de 4 dias nestes outros destinos, sendo que 59% tem a motivação de lazer e 30,10% a de negócios.
94,50% dos turistas aprovaram a receptividade do brasileiro e almejam voltar ao Brasil.
Outros dados importantes levantados pela pesquisa:
Ø 63,40% dos turistas pretendem adquirir produtos/serviços turísticos;
Ø 75% realizam compras e 27,20% realizam passeios turísticos;
Ø o tempo médio de permanência do turista no Brasil é de 6 dias;
Ø o gasto médio diário deste tipo de turista é de US$ 314,60, sendo que US$ 141,75 são destinados à hospedagem e US$ 40,92 em alimentação e bebidas, ou seja, 58% dos gastos diários;
Ø no período de análise da pesquisa, o mercado de eventos movimentou aproximadamente US$ 15 milhões, sendo que os maiores volumes foram gastos com hospedagem e alimentação, totalizando US$ 8,5 milhões;
Ass. Economia FNHRBS
No dia 9 de julho, a presidente da Embratur, Jeanine Pires, apresentou, em parceria com o Convention & Visitors Bureau do Rio de Janeiro, os resultados da pesquisa "Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil". A pesquisa delineia o perfil do turista estrangeiro que participa de eventos no Brasil. Elementos como gastos, perfil socioeconômico do turista estrangeiro e avaliação da cidade foram contemplados pela pesquisa e os resultados serão apresentados a seguir.
A pesquisa considera eventos realizados no período de setembro de 2007 a junho de 2008, incluindo os eventos do Rio de Janeiro.
Os Estados Unidos ocupam a primeira posição no ranking de países emissivos de turistas com motivação de negócios ao Brasil, representando 10,20% do total de 7.662. Em seguida vêem o Equador e a Argentina, com 6,70% e 6,30%, respectivamente. Na contramão deste resultado, a Itália (1,50%) e a Índia (1,70%) são os países que menos participam de eventos realizados no Brasil. Verifica-se, também, que a grande maioria dos turistas de eventos visita o Brasil pela primeira vez. Apenas 33,50% dos turistas entrevistados já estiveram no País anteriormente. Entre os participantes destes eventos, a maioria absoluta é composta por turistas do sexo masculino (71,40%), enquanto as mulheres representam apenas 28,60% do total. Os casados (61,90%) e os solteiros (31,60%) são o grande público do mercado de eventos.
32,90% dos turistas entrevistados possui entre 35 e 44 anos, enquanto apenas 2,60% têm mais que 65 anos.
34,90% dos turistas estrangeiros em eventos no Brasil possuem ao menos mestrado. Porém, grande parcela (28,00%) possui somente ensino superior.
51,70% dos turistas recebem até US$ 4.000,00. Apenas 6,80% possuem salário de mais de US$ 10 mil.
O táxi e o transfer do evento são os meios de transporte mais utilizados pelos turistas em eventos no Brasil
Quase que a totalidade dos turistas escolhe os hotéis como meio de hospedagem (97,20%).
62% dos turistas permanecem na cidade do evento após seu término ou chegam antes do dia do evento. O tempo médio de permanência além dos dias da realização do evento é de cerca de 3 dias.
Conforme verificado, grande parte dos turistas permanece na cidade sede do evento (62%). Entretanto, 37,40% permanecem no Brasil e decidem realizar turismo em outras cidades brasileiras. Este turista fica cerca de 4 dias nestes outros destinos, sendo que 59% tem a motivação de lazer e 30,10% a de negócios.
94,50% dos turistas aprovaram a receptividade do brasileiro e almejam voltar ao Brasil.
Outros dados importantes levantados pela pesquisa:
Ø 63,40% dos turistas pretendem adquirir produtos/serviços turísticos;
Ø 75% realizam compras e 27,20% realizam passeios turísticos;
Ø o tempo médio de permanência do turista no Brasil é de 6 dias;
Ø o gasto médio diário deste tipo de turista é de US$ 314,60, sendo que US$ 141,75 são destinados à hospedagem e US$ 40,92 em alimentação e bebidas, ou seja, 58% dos gastos diários;
Ø no período de análise da pesquisa, o mercado de eventos movimentou aproximadamente US$ 15 milhões, sendo que os maiores volumes foram gastos com hospedagem e alimentação, totalizando US$ 8,5 milhões;
Nenhum comentário:
Postar um comentário