A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e a Fundação Cesgranrio, com o apoio da Planet Work, realizaram de 18 a 26 de abril uma pesquisa com 1.500 cariocas para avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o potencial turístico do Rio, seus hábitos de consumo turístico e seus anseios de viagem.
Dos entrevistados, 58% eram do sexo feminino e 42% masculino. Onde 35% moram na Zona Norte, 40% Zona Sul e 25% Zona Oeste. Entre o grau de instrução, 30% possuem o Ensino Fundamental, 45% o Ensino Médio e 25% Ensino Superior. No quesito "Conhecimento do potencial Turístico da Cidade", 50% não conhece o Pão de Açúcar, 40% não conhece o Corcovado, 30% não conhece o Jardim Botânico, 25% não conhece a Passarela do Samba, 80% conhece as praias do Rio, 75% conhece a Quinta da Boa Vista, 60% conhece a Floresta da Tijuca, e 45% conhece o Maracanã.
Em relação ao hábito de viajar, 65% já viajou e 35% nunca viajou, onde os locais visitados foram 50% outros municípios do estado, 20% outros estados do Brasil e 20% outros países. Já em relação ao sonho de consumo, 45% fazer um cruzeiro, 30% viajar para os EUA, 20% viajar para a Europa e 5% viajar para a Argentina. A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade (Ipetur), contou com o apoio de 30 alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria e foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner. A pesquisa faz parte do projeto Rio Nota Dez, criado pela UniverCidade e a Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Turismo, para identificar características de consumo turístico do carioca, pontos positivos e negativos do Rio e sugestões para o seu aprimoramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário