Especialistas em educação destacam competências essências do novo profissional do Turismo
Com a moderação, Eraldo Alves da Cruz, a mesa redonda sobre Educação Profissional começou com as palavras da diretora do Centro Especial de Turismo da Universidade de Brasília, Ariadne Bittencourt. Na ocasião, foi apresentado o cenário da hotelaria no país, com 25.700 meios de hospedagem. Em relação à distribuição, a grande maioria, 47%, está localizada na região sudeste; 24%, no nordeste; 19% no sul e 7% no centro oeste. Sendo assim, Ariadne explicou que os profissionais dos meios de hospedagem devem apresentar um perfil que corresponda a realidade local, baseados na informação e no conhecimento do destino e/ou produto em questão.
A palestrante afirmou ainda, que a tendência do mercado de trabalho é a busca por profissionais que tenham competências e habilidades que gerem lucros, como a capacidade de lidar com pessoas e com a tecnologia. Ela Também destacou que, hoje, a questão da sustentabilidade, além de economia nos custos finais, também agrega valore ao empreendiemento.
Para conseguir atingir esse perfil de profissional, o Superindente de Educação do Senac de Minas Gerais, Emerson Luiz de Castro, explicou de forma simplificada como funciona o sistema de educação do Senac. Segundo ele, a educação do século XXI se baseia nos seguintes pilares: educação cognitiva (para aprender a aprender), técnico-operacional (para aprender a fazer), sócio-comunicacional (para aprender a conviver) e comportamental (para aprender a ser). Sendo esses dois últimos os mais importantes para a hotelaria. Em sua palestra afirmou que esse novo perfil de profissional já está no mercado, usando como exemplo o fato de que em grande parte dos hotéis os mensageiros são formados em Turismo. A pergunta, no entanto, continua sendo: como alcançar essas altas exigências do mercado em um país com a educação tão carente?
Eraldo Alves
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