domingo, 31 de agosto de 2008

Comércio Eletrônico como principal canal de vendas da hotelaria


Painel mostra como o comércio on-line pode gerar lucro



Abrindo o debate, Humberto Guzzo, da Central do Hoteleiro, mostrou para os congressistas do Conotel a relação de benefícios gerado pelas operações comercias via internet. Acrescentou, também, que na indústria hoteleira do futuro tudo será gerado pela tecnologia on-line, já que quando se efetua uma compra pela rede é possível fazer uma economia de até 25%.

Em seguida, Marcus Tannuri, da CMNet, empresa especializada em soluções em Informática, explicou como funcionam as transações por meio da grande rede e como o uso da internet pode facilitar as vendas e reservas de um hotel. Tannuri também deu algumas dicas para quem pretende entrar no mercado on line: “é essencial que se coloque no site da empresa o máximo de informações possíveis, pois a possibilidade de fazer desde a reserva até o check out via internet, corta intermediários, burocracia e custos”.

Ricardo Lidintong, da Stella Barros Turismo, terceiro a se apresentar nesse painel, definiu o perfil do consumidor brasileiro. De acordo com ele, o Brasil está entre as nações que mais utilizam a Internet. Hoje cerca de 47% da população brasileira tenha acesso a Web. Lidintong também destacou que para se obter sucesso nesse mercado, é imprescindível despertar interesse do consumidor. “Em meio a tanta informação só é relevante o que nos chama atenção”. Em um discurso bem ilustrado, Ricardo Lindintong mostrou cases de como, na era da informação, os recursos para “enganar” clientes perdem a eficiência, já que com a utilização de Orkut, MySpace e fóruns on lines, a propaganda boca a boca ganha maiores dimensões, uma vez que as pessoas buscam, e encontram, com facilidades a opinião de outros consumidores. Ao final, o palestrante apresentou sugestões aos empresários presentes, entre elas investir em parcerias para distribuição eletrônica, maximizar a presença da empresa/marca na Web, ser transparente e nunca esquecer de interagir com o cliente.

O moderador Wilson Moisés Paim, da ABIH- SP, pontuou sobre a responsabilidade das empresas em relação aos serviços negociados via web, destacando que empresas como a CMNet são apenas ferramentas, um canal entre os hotéis e o consumidor, e todas as informações prestadas são de responsabilidade da empresa hoteleira.

Nenhum comentário: