sábado, 9 de junho de 2007

Jovens fazem tapete de 21 metros na Esplanada

Do CorreioWeb

O feriado de Corpus Christi começou cedo para a juventude cristã do Distrito Federal. Desde às 7h desta quinta-feira, a concentração de jovens já era intensa na Esplanada dos Ministérios, onde será celebrada a Festa da Eucaristia, a partir das 17h. Sob os acordes de um violão, a nova geração trabalhou com entusiasmo a fim de elaborar um tapete com 21 metros de cumprimento, que simboliza a passagem de Jesus Cristo nas cidades por onde ele profetizava. Cerca de 60 mil pessoas são aguardadas para a missa da Esplanada, que vai celebrar o corpo do filho de Deus. O evento deve deverá terminar às 18h com a queima de fogos.

Quem passou pelo local no início desta manhã assistiu a preparação para a festa e o corre-corre dos organizadores. Os jovens usaram materiais como milho, sal, borra de café e outros ingredientes para a confecção do tapete. Seguindo os passos de Jesus, é por ele quem passará o arcebispo metropolitano da capital federal, o bispo Dom João Braz de Aviz, e o pároco da Catedral de Brasília, monsenhor Marcony Vinícius Ferreira. Segundo eles, o envolvimento dos jovens para a celebração da missa retrata o perfil da juventude católica. “Eles não fizeram hoje um simples tapete. Mostraram que em Brasília há jovens preocupados com a paz, ao invés de queimar índios e brigar”, observou monsenhor Marcony.

O tapete elaborado pelos jovens possui ao todo 21 imagens. Os temas deste ano abordaram a visita do Papa Bento XVI ao Brasil no mês passado e a canonização de Frei Galvão. Ao total, 19 grupos jovens estiveram envolvidos na tarefa. O coordenador da confecção do tapete, Aluísio Parreiras, conta como foi o processo de escolha dos jovens artistas. “Todo ano a disputa é grande. Tivemos que escolher os melhores desenhos. Infelizmente, algumas pessoas acabam ficando de fora nesse processo”, conta.

Seguindo a tradição cristã, o feriado de Corpus Christi é representado pela Eucaristia, símbolo maior da presença de Jesus entre os fiéis. O corpo e sangue de Cristo se transformam em pão e vinho, tema abordado pelo funcionário público Anphrisio Romeiro, 36, que também ajudou o trabalho dos jovens. Este é o terceiro ano consecutivo que ele participa da atividade. “É uma experiência muito gratificante para todos nós”, diz o servidor, que também levou consigo a filha de dez anos. “Devemos nos espelhar nas pessoas de bem, que deram exemplo. Assim fez Cristo. E quero passar isso adiante, principalmente para minha filha”, explica.

Outra tradição do Corpus Christi no DF é a utilização do Papa Móvel. E este ano não poderia ser diferente. O automóvel usado pelo Papa João Paulo II, durante visita ao Brasil em 1980, 1991 e 1997, também é uma das atrações para quem vai à Esplanada dos Ministérios neste feriado religioso. É no Papa móvel que Dom João Braz de Aviz e o monsenhor Marcony farão a volta pelos ministérios, antes de passarem pelo tapete elaborado nesta manhã. Neste ano, a benção será dedicada aos doentes, aos governantes e à família.

Juventude cristã
A presença dos jovens na igreja é cada vez mais freqüente. Somente hoje, de acordo com os levantamentos da Arquidiocese de Brasília, mais de 40% do total de fiéis cristãos no DF são jovens. No entanto, eles afirmam que não é tarefa fácil seguir os ensinamentos da igreja. “Hoje em dia, há uma série de tentações mundanas. Acho que é por isso que os jovens cristãos, que renegam essas coisas, são taxados de caretas”, afirma a estudante Fernanda Perrira Braz, 26 anos. Ela não consome bebidas alcoólicas e preferiu se aproximar do grupo Jovens Organizados Instituindo o Amor (Jóia). “Somos todos libertos e não precisamos de nada material para sermos felizes”, diz Fernanda.

Nenhum comentário: