“A questão do planejamento ”
Carlos Maisel maisel@ig.com.br
Hoje, sairemos da prospecção do futuro da cidade de Aparecida e faremos uma rápida avaliação da passagem de Sua Santidade o Papa Bento XVI entre nós.
È evidente que a cidade ganhou muito com a visita do Papa e deverá ganhar muito mais nos próximos anos. Vamos tentar avaliar setorialmente o que aconteceu.
1. A Visita – Sucesso Total
2 O Papa – sem dúvida atingiu o objetivo de massificação e desmistificação de sua imagem junto ao público brasileiro. O carrancudo cardeal alemão deu lugar a um pastor simpático, alegre, acessível e humano.
O SANTUARIO NACIONAL – mais uma vez a organização impecável e profissional , cobrindo todos os aspectos possíveis, desde a infra-estrutura dos eventos: a missa, a abertura do CELAM , os deslocamentos , a hospedagem do Papa , até a contratação dos hotéis, passando pelo relacionamento com a mídia.
A IGREJA CATÓLICA NO BRASIL – Conseguiu uma ampla demonstração de força em todos os aspectos : A força da fé católica demonstrada pela quantidade de pessoas presentes aos eventos somada a audiência dos meios de comunicação . Todos os veículos de comunicação, inclusive muitos não católicos reconheceram a liderança moral e espiritual de Sua Santidade.
FREI HANS STAPPEL E A FAZENDA DA ESPERANÇA-Vitória a parte : conseguiu incluir a obra junto aos dependentes químicos na rota do Papa com exposição mundial nos meios de comunicação. As Fazendas da Esperança firmam-se definitivamente como uma obra de atuação globalizada.Conseguiu verbas de diversas fontes desde o Governador Serra até o Prefeito Junior Filippo de Guaratinguetá.
AS CIDADES DE GUARATINGUETÁ E POTIM- Nãoconseguiram aproveitar a passagem do Papa, pelo fato de que o Pontífice não parou em nenhum instante em nenhuma das duas cidades. A pergunta é: foi o protocolo que foi seguido à risca ou faltou iniciativa das respectivas autoridades municipais.
O CENTRO DE APOIO AO ROMEIRO -Tem a tendência devido a sua localização estratégica e aos serviços prestados, de ganhar sempre. Na noite da véspera da missa e durante tudo o dia seguinte conseguiu faturar muito bem.
AS ENTIDADES PATRONAIS- A ACIA e o Sinhores de Aparecida se envolveram e trabalharam desde a notícia da vinda de Sua Santidade . Foi mais de um ano com dezenas de reuniões de todo o tipo.
O Sinhores deu a partida com uma ampla pesquisa qualitativa do parque hoteleiro que serviu de fundamentação para a decisão da hospedagem dos participantes do V Celam em nossa cidade ( havia a possibilidade de hospedagem em outras cidades ou junto a entidades religiosas).
Cabe lembrar que a decisão da escolha foi 100% da equipe precursora do V Celam.
O trabalho do Sinhores estendeu-se pelo apoio dado a todos os hoteleiros que o procuraram. A verdade é que o individualismo , o voluntarismo e a falta de coesão da classe hoteleira impediu que esse trabalho pudesse ser mais eficaz.
A Acia além de participar de tudo o esquema teve papel fundamental na busca de patrocinadores ( bandeirolas, outdoor , entre outros) O entrosamento das duas entidades tem sido permanente e muito produtivo.
A PREFEITURA- conseguiu, infelizmente em cima da hora verbas importantes para a cidade que estão se traduzindo em melhorias permanentes. A impressão que fica é que a cidade ainda carece de um melhor planejamento que possa aproveitar os eventos e a força da Cidade Santuário. È necessário que sejam produzidos projetos viáveis, com potencial e que aproveitem o bom transito do Prefeito junto aos Governos Federal e Estadual. Uma, ainda maior, aproximação com as autoridades religiosas poderia potencializar os resultados com ganho para todos.
A MÍDIA – Nunca, em nenhum momento, a Cidade esteve tão exposta a mídia Nacional e Internacional. Emissoras, do mundo todo transmitiram diretamente da cidade. Como exemplo podemos citar dois casos: 1. Quanto valem 10 minutos do Jornal Nacional transmitido “ ao vivo” com a Fátima Bernardes diretamente da cidade ? 2. Quanto vale a transmissão direta da CNN em espanhol para todo o mundo? A isso temos de somar o grande trabalhos da TV’s católicas.: TV Aparecida, Rede Vida, Canção Nova, Século XXI. Falta acrescentar o Rádio, os Jornais e as Revistas. È evidente de que tudo não foi tão cor de rosa assim. Quando os meios de comunicação começaram a informar que a cidade iria ser invadida por, pelo menos , 10 mil ônibus , que esses ônibus ficariam segregados a distancias nada razoáveis do Santuário. Informaram, também , que os hotéis estariam caros e lotados e que haveria uma possível epidemia de dengue rondando a cidade, o nosso público nº 1 – O Romeiro, resolveu ficar em casa e aproveitar a excelente cobertura pela TV.
Não podemos esquecer NUNCA que a imprensa brasileira é costumeira em dizer que a seleção já é campeã antes do inicio da Copa do Mundo. Essa grandiloqüência precisa ser levada em consideração quando planejamos eventos que envolvam grandes massas.
OS HOTEIS E O CENTRO VELHO – A teoria da flexibilidade da demanda diz que diferentes produtos reagem diferentemente em relação as variações de suas preços. Simplificando: é evidente que havia espaço para um remanejamento de tarifas do nosso parque hoteleiro. Afinal, ninguém discute que as tarifas de hospedagem são historicamente baixas e que tem havido um esforço permanente e continuo de reformas, ampliações e inauguração de hotéis ( cada vez melhores) em nossa cidade.
Outra afirmação verdadeira é que o fluxo anual de oito milhões de visitantes anuais, corresponde a , apenas , 5 % da população católica do Brasil.
O fato é que, se eu vou majorar as minhas tarifas, eu preciso levar em conta o fato de que talvez o meu hóspede atual não aceite pagar o novo preço e que é evidente de que eu preciso buscar novos clientes.
Aí, é que a Roda pegou. De um lado a mídia, poderosa, atuando 24 hs por dia, com informações muitas vezes discrepantes. De outro lado, 150 hoteleiros, na moita, à mineira, silêncio total , à espera do milagre. O milagre que traria levas de consumidores ansiosos, suplicantes por um abrigo, dispostos a pagar qualquer preço por uma hospedagem.
Precisamos lembrar, que apesar das melhorias havidas, a imagem do parque hoteleiro de Aparecida no mercado é de Hotéis modestos, tacanhos, apertados e de péssimos serviços.
Até hoje não foi feito nenhum esforço de comunicação integrada para melhorar essa situação. Em nenhum momento os hoteleiros buscaram apoio e informação junto as suas entidades para entender e tentar solucionar as pendências.
Quando veio a notícia ( com muita antecedência ) de que o Papa passaria por São Paulo, todo o planejamento da venda de hospedagem, que na verdade NUNCA foi efetuado, precisaria ser revisto. Quanto a questão dos comerciantes do Centro Velho, eles precisam compreender que eles estão umbilicalmente ligados aos hotéis. Ou seja: hotéis lotados = sucesso, hotéis vazios = fracasso. Não tem outra solução.
OS AMBULANTES – A minha opinião pessoal é que faltou um gesto de grandeza. È necessário que, em alguns momentos, nós abramos mão do ganho imediato em favor de uma imagem positiva e do ganho futuro. Somente um exemplo: Imaginem o Papa Móvel passando pela Av Monumental e sua repercussão.É isso aí . A avaliação representa a minha opinião pessoal e estou aberto a debater o assunto e aceito e respeito humildemente a opinião de todos . Carlos Maisel
Carlos Maisel maisel@ig.com.br
Hoje, sairemos da prospecção do futuro da cidade de Aparecida e faremos uma rápida avaliação da passagem de Sua Santidade o Papa Bento XVI entre nós.
È evidente que a cidade ganhou muito com a visita do Papa e deverá ganhar muito mais nos próximos anos. Vamos tentar avaliar setorialmente o que aconteceu.
1. A Visita – Sucesso Total
2 O Papa – sem dúvida atingiu o objetivo de massificação e desmistificação de sua imagem junto ao público brasileiro. O carrancudo cardeal alemão deu lugar a um pastor simpático, alegre, acessível e humano.
O SANTUARIO NACIONAL – mais uma vez a organização impecável e profissional , cobrindo todos os aspectos possíveis, desde a infra-estrutura dos eventos: a missa, a abertura do CELAM , os deslocamentos , a hospedagem do Papa , até a contratação dos hotéis, passando pelo relacionamento com a mídia.
A IGREJA CATÓLICA NO BRASIL – Conseguiu uma ampla demonstração de força em todos os aspectos : A força da fé católica demonstrada pela quantidade de pessoas presentes aos eventos somada a audiência dos meios de comunicação . Todos os veículos de comunicação, inclusive muitos não católicos reconheceram a liderança moral e espiritual de Sua Santidade.
FREI HANS STAPPEL E A FAZENDA DA ESPERANÇA-Vitória a parte : conseguiu incluir a obra junto aos dependentes químicos na rota do Papa com exposição mundial nos meios de comunicação. As Fazendas da Esperança firmam-se definitivamente como uma obra de atuação globalizada.Conseguiu verbas de diversas fontes desde o Governador Serra até o Prefeito Junior Filippo de Guaratinguetá.
AS CIDADES DE GUARATINGUETÁ E POTIM- Nãoconseguiram aproveitar a passagem do Papa, pelo fato de que o Pontífice não parou em nenhum instante em nenhuma das duas cidades. A pergunta é: foi o protocolo que foi seguido à risca ou faltou iniciativa das respectivas autoridades municipais.
O CENTRO DE APOIO AO ROMEIRO -Tem a tendência devido a sua localização estratégica e aos serviços prestados, de ganhar sempre. Na noite da véspera da missa e durante tudo o dia seguinte conseguiu faturar muito bem.
AS ENTIDADES PATRONAIS- A ACIA e o Sinhores de Aparecida se envolveram e trabalharam desde a notícia da vinda de Sua Santidade . Foi mais de um ano com dezenas de reuniões de todo o tipo.
O Sinhores deu a partida com uma ampla pesquisa qualitativa do parque hoteleiro que serviu de fundamentação para a decisão da hospedagem dos participantes do V Celam em nossa cidade ( havia a possibilidade de hospedagem em outras cidades ou junto a entidades religiosas).
Cabe lembrar que a decisão da escolha foi 100% da equipe precursora do V Celam.
O trabalho do Sinhores estendeu-se pelo apoio dado a todos os hoteleiros que o procuraram. A verdade é que o individualismo , o voluntarismo e a falta de coesão da classe hoteleira impediu que esse trabalho pudesse ser mais eficaz.
A Acia além de participar de tudo o esquema teve papel fundamental na busca de patrocinadores ( bandeirolas, outdoor , entre outros) O entrosamento das duas entidades tem sido permanente e muito produtivo.
A PREFEITURA- conseguiu, infelizmente em cima da hora verbas importantes para a cidade que estão se traduzindo em melhorias permanentes. A impressão que fica é que a cidade ainda carece de um melhor planejamento que possa aproveitar os eventos e a força da Cidade Santuário. È necessário que sejam produzidos projetos viáveis, com potencial e que aproveitem o bom transito do Prefeito junto aos Governos Federal e Estadual. Uma, ainda maior, aproximação com as autoridades religiosas poderia potencializar os resultados com ganho para todos.
A MÍDIA – Nunca, em nenhum momento, a Cidade esteve tão exposta a mídia Nacional e Internacional. Emissoras, do mundo todo transmitiram diretamente da cidade. Como exemplo podemos citar dois casos: 1. Quanto valem 10 minutos do Jornal Nacional transmitido “ ao vivo” com a Fátima Bernardes diretamente da cidade ? 2. Quanto vale a transmissão direta da CNN em espanhol para todo o mundo? A isso temos de somar o grande trabalhos da TV’s católicas.: TV Aparecida, Rede Vida, Canção Nova, Século XXI. Falta acrescentar o Rádio, os Jornais e as Revistas. È evidente de que tudo não foi tão cor de rosa assim. Quando os meios de comunicação começaram a informar que a cidade iria ser invadida por, pelo menos , 10 mil ônibus , que esses ônibus ficariam segregados a distancias nada razoáveis do Santuário. Informaram, também , que os hotéis estariam caros e lotados e que haveria uma possível epidemia de dengue rondando a cidade, o nosso público nº 1 – O Romeiro, resolveu ficar em casa e aproveitar a excelente cobertura pela TV.
Não podemos esquecer NUNCA que a imprensa brasileira é costumeira em dizer que a seleção já é campeã antes do inicio da Copa do Mundo. Essa grandiloqüência precisa ser levada em consideração quando planejamos eventos que envolvam grandes massas.
OS HOTEIS E O CENTRO VELHO – A teoria da flexibilidade da demanda diz que diferentes produtos reagem diferentemente em relação as variações de suas preços. Simplificando: é evidente que havia espaço para um remanejamento de tarifas do nosso parque hoteleiro. Afinal, ninguém discute que as tarifas de hospedagem são historicamente baixas e que tem havido um esforço permanente e continuo de reformas, ampliações e inauguração de hotéis ( cada vez melhores) em nossa cidade.
Outra afirmação verdadeira é que o fluxo anual de oito milhões de visitantes anuais, corresponde a , apenas , 5 % da população católica do Brasil.
O fato é que, se eu vou majorar as minhas tarifas, eu preciso levar em conta o fato de que talvez o meu hóspede atual não aceite pagar o novo preço e que é evidente de que eu preciso buscar novos clientes.
Aí, é que a Roda pegou. De um lado a mídia, poderosa, atuando 24 hs por dia, com informações muitas vezes discrepantes. De outro lado, 150 hoteleiros, na moita, à mineira, silêncio total , à espera do milagre. O milagre que traria levas de consumidores ansiosos, suplicantes por um abrigo, dispostos a pagar qualquer preço por uma hospedagem.
Precisamos lembrar, que apesar das melhorias havidas, a imagem do parque hoteleiro de Aparecida no mercado é de Hotéis modestos, tacanhos, apertados e de péssimos serviços.
Até hoje não foi feito nenhum esforço de comunicação integrada para melhorar essa situação. Em nenhum momento os hoteleiros buscaram apoio e informação junto as suas entidades para entender e tentar solucionar as pendências.
Quando veio a notícia ( com muita antecedência ) de que o Papa passaria por São Paulo, todo o planejamento da venda de hospedagem, que na verdade NUNCA foi efetuado, precisaria ser revisto. Quanto a questão dos comerciantes do Centro Velho, eles precisam compreender que eles estão umbilicalmente ligados aos hotéis. Ou seja: hotéis lotados = sucesso, hotéis vazios = fracasso. Não tem outra solução.
OS AMBULANTES – A minha opinião pessoal é que faltou um gesto de grandeza. È necessário que, em alguns momentos, nós abramos mão do ganho imediato em favor de uma imagem positiva e do ganho futuro. Somente um exemplo: Imaginem o Papa Móvel passando pela Av Monumental e sua repercussão.É isso aí . A avaliação representa a minha opinião pessoal e estou aberto a debater o assunto e aceito e respeito humildemente a opinião de todos . Carlos Maisel
Nenhum comentário:
Postar um comentário