Não é de hoje que o turismo religioso atrai milhares de pessoas no mundo. Destinos como o Vaticano, na Itália, ou o Santuário da padroeira Nossa Senhora Aparecida, no estado paulista, atraem turistas de todo o mundo, de diferentes crenças e origens. Segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), existem cerca de 15 milhões de brasileiros viajando anualmente em busca de lugares e templos religiosos.
Valorizando este nicho, as organizadoras do 19º Festival do Turismo de Gramado, decidiram montar o Salão de Turismo Religioso, Místico e Esotérico para a próxima edição do evento, que ocorre entre 22 e 25 de novembro.
De acordo com Marta Rossi e Silvia Zorzanello, este é um segmento que cresce a cada ano, mas ainda necessita de profissionalização. 'Por este motivo decidimos montar um Salão específico sobre esse tema, para oportunizar a troca de informações e a divulgação de roteiros nacionais e estrangeiros', salientou Silvia. 'Vimos o quanto a vinda do Papa Bento XVI movimentou o Brasil e os países vizinhos', recorda Marta. Só em Aparecida (SP), estima-se que o Papa tenha sido recebido por 500 mil pessoas.
Segmentação do Festival
Há anos a segmentação já é uma premissa do Festival do Turismo. Nas últimas edições, o evento tem focado em nichos do mercado turístico que estão em expansão e, por este motivo, a cada ano tem apresentado um Salão diferente. Assim, o Festival do Turismo de Gramado, que agora irá oferecer o esperado Salão de Turismo Religioso, Místico e Esotérico, vai reprisar sucessos como o Salão de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o
Salão de Tecnologia para o Turismo, o Cooperativado Touristcard, o Salão do Turismo Rural e o Salão de Turismo Saúde, que foi lançado com muito sucesso em 2006.
Apesar de ainda não existirem muitos dados consolidados sobre o turismo religioso no Brasil, uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que vem aumentando o número de turistas que se deslocam internamente com motivação religiosa, o que abre oportunidades para novas empresas, sobretudo de serviços. De acordo com o estudo, 3,2% do total de turistas viajaram, em 2006, por motivos religiosos. Em 1998, esse percentual era de 2,7%.
Destinos mais procurados
Desde 313, Roma tornou-se o mais importante receptivo turístico no Ocidente, onde, até hoje, há fluxo de maior volume e de maior constância de turistas e de visitantes. No Brasil, os destinos que mais se destacam são: Juazeiro do Norte, no Ceará, terra do padre Cícero; Nova Trento em Santa Catarina, onde se encontra o Santuário de Madre Paulina; Belém do Pará, na festa do Círio de Nazaré e, a mais conhecida, Aparecida do Norte, no estado de São Paulo, onde está o Santuário da Padroeira Nossa Senhora
Aparecida. Anualmente, a cidade de Aparecida, com pouco mais de 36 mil habitantes, recebe em torno de 8,5 milhões de romeiros, sendo considerada o maior pólo de turismo religioso do País.
Roteiros nacionais e estrangeiros
Entretanto, outros destinos alternativos também poderão possuir um estande no 19º Festival do Turismo de Gramado. Uma das opções cogitadas e que atrai dezenas de visitantes, diariamente, à região serrana é o Centro Budista de Três Coroas (RS), chamado de Khadro Ling. Outra opção é o Templo da Boa Vontade, em Brasília (DF). Também é provável que o Santuário da Santa Paulina tenha um representante na feira, uma vez que já estão sendo mantidos contatos. O local, em homenagem a primeira santa no Brasil a ser canonizada, fica em Nova Trento (SC), sendo considerado o maior pólo de turismo religioso no Sul do País. Além disso, estão sendo realizados outros inúmeros contatos, inclusive para trazer roteiros internacionais, como Santiago de Compostela, na Espanha.
Informações: www.festivalturismogramado.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário