domingo, 20 de abril de 2008

Vale do Paraíba homenageia Mazzaropi

A ingenuidade do personagem e a genialidade do ator foram perpetuadas em pelo menos 32 filmes longa metragens e incontáveis textos, imagens e reportagens realizadas ao longo da vida de Amácio Mazzaropi.

Mazzaropi nasceu na Barra Funda, bairro da capital paulista, em 9 de abril de 1912. Filho de pai italiano e mãe portuguesa, desde criança demonstrava talento para atuar. Aos 14 fez sua primeira apresentação como ator, num circo mambembe.

Mais tarde foi ao Vale do Paraíba e iniciou sua vida artística aos 15 anos em Taubaté e não mais parou, percorrendo estações de rádio, teatros, televisão e o cinema que o consagrou.

Seu primeiro filme "Sai da Frente" foi rodado em 1951, pela então Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Em 57 ele fundou sua própria companhia, a Pam Filmes (Produções Amácio Mazzaropi), em Taubaté.

Foram 55 anos de trabalho atuando e levando humor sadio para várias gerações. Até hoje seus filmes lotam platéias. Seu humor ingênuo, diversas vezes comparado ao de Charles Chaplin, marcou época.

Dentre seus sucessos no cinema figuram: Nadando em Dinheiro, Candinho, A Carrocinha, O Gato da Madame, O Noivo da Girafa, Chofer de Praça, Jeca Tatú, Aventuras de Pedro Malazarte, Zé do Periquito, Tristeza do Jeca, dentre muitos outros.

Mazzaropi morreu de câncer no dia 13 de junho de 1981, aos 69 anos e foi sepultado em Pindamonhangaba.

Nenhum comentário: