Artigo publicado no site Turismo Opinião
O desenvolvimento do Projeto Competitividade dos CVBx, resultado de um convênio com o Ministério do Turismo, sinalizou bem mais do que um simples upgrade no curto e médio prazo. Uma verdadeira revolução está a caminho, a partir da discussão e consolidação de boas práticas mundiais à realidade nacional.
Nos dias 13 e 14 de março, em Florianópolis, realizou-se o primeiro seminário do projeto, que prevê outros em Recife, Brasília e São Paulo. Desta primeira edição participaram 15 CVBx da região Sul, que analisaram as experiências colhidas pelos consultores técnicos em cidades como Las Vegas, Viena, Paris e Sidney, e sua aplicabilidade à realidade local. Durante o encontro, foram debatidas em grupos nada menos que 87 dessas experiências que, após a realização de todas as etapas do projeto, serão compiladas em um Manual de Boas Práticas, que por sua vez, orientará o Código de Conduta dos CVBx do país.
Mas afinal, onde está esta revolução? Na união das boas práticas mundiais com a inteligência que permite sua adequação à realidade brasileira. Existem boas práticas que somente poderão ser implantadas em conjunto, estimulando ainda mais o espírito de união entre os CVBx. Outras, podem ser facilmente implementadas por cada um.
Para melhor fundamentar esta verdadeira revolução em curso, assim como estimular a participação, selecionamos alguns depoimentos que ratificam a proposta do Projeto Competitividade dos CVBx:
"O seminário foi de extrema importância para o futuro dos CVBx, com um conteúdo riquíssimo, já sai do evento com muitas idéias para aplicar em nosso CVB. Já na segunda-feira (17), realizamos reunião interna para colocarmos em prática alguns dos assuntos apresentados no Seminário. Este projeto de Competitividade que a Federação está desenvolvendo proporciona oportunidades aos CVBx de conhecerem os trabalhos desenvolvidos fora do Brasil, e nos dá uma visão de como e quanto poderemos crescer ordenadamente desenvolvendo assim nosso destinos." Ângela Tegner - Região das Hortênsias CVB
"Foi fundamental a participação do Blumenau CVB no Seminário de Competitividade dos CVBx. Conseguimos ver oportunidades de negócios no nosso setor tão simples e fáceis de serem aplicadas. Fundamental para nós que entramos na ICCA e temos o interesse de trabalhar o mercado internacional." Ana Blanco - Blumenau CVB
"A idéia da FBCVB foi muito boa, indo buscar nos melhores lugares do mundo as boas práticas dos CVBx mais maduros e tirar o que tem de melhor e aplicar para a nossa realidade. Mesmo não existindo no Brasil muitos Convention antigos, já que a maioria tem em média cinco anos, fazemos a diferença no turismo brasileiro. Este seminário teve uma participação muito boa, o Paraná veio com os cinco Convention da região (Curitiba, Foz do Iguassu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa) e estamos bem impressionados com as informações e com as ações de benchmarking realizadas." Sérgio Takao - Maringá CVB
Nos dias 31 de março e 1º de abril, o seminário aconteceu em Recife, na região Nordeste. Nos dias 3 e 4 de abril foi a vez dos CVBx das regiões Norte e Centro-Oeste debaterem em Brasília. No Sudeste, serão realizadas duas edições, uma em São Paulo, dias 10 e 11 de abril e outra em Belo Horizonte, dias 16 e 17 de abril. (***João Luiz dos Santos Moreira é Presidente da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux)
Nenhum comentário:
Postar um comentário