O SINHORES Aparecida e Vale Histórico tem o prazer de oferecer aos visitantes desse BLOG um rápido treinamento sobre o tema "HIGIENE E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS", atendendo às metas de distribuição de conhecimento para sua base de atuação através do projeto "Aparecida ao Encontro de Bento XVI".
Para tanto, vamos publicar semanalmente material sobre o tema, condensados na forma de Dez Mandamentos, que serão os seguintes:
- Cuidados na seleção dos Alimentos
- Cuidados com os alimentos
- Cuidados com a Água
- Higiene Pessoal
- Cuidado com os Utensílios
- Cuidados com os Sanitários
- Cuidados com as instalações
- O que fazer com o Lixo
- Cuidados com os insetos e roedores
- Treinamento do Pessoal
1º Mandamento
Cuidados na Seleção dos Alimentos
A escolha dos produtos na hora das compras e a forma de guardá-los vão influir diretamente na qualidade final do alimento que chega à mesa do cliente. Essa qualidade, que se traduz no aspecto, no aroma, no sabor e na consistência dos alimentos, dá ao cliente a certeza de estar sendo bem servido.
Para alcançar qualidade, certos cuidados - previstos nas normas técnicas especiais de alimentos - devem ser observados. São eles:
"Não utilizar qualquer produto, principalmente carnes e pescados, que apresente alteração de cor, aspecto, odor e consistência. Vale o mesmo critério para carnes salgadas, defumadas, linguiças, salsichas, salames, etc.".
Peixes e Crustáceos
O peixe deve apresentar olhos transparentes, brilhantes e salientes; guelras rosadas ou vermelhas, e úmidas; escamas brilhantes, nadadeiras perfeitas e barriga que não ceda à pressão dos dedos.
Os camarões, lagostas e lagostins, frescos ou congelados, devem ter corpo curvo e nenhuma pigmentação estranha.
Verduras, Legumes e Frutas
As hortaliças devem se apresentar compactas, firmes e ter coloração uniforme. Não devem ter odor estranho. As frutas estão boas quando atingem seu tamanho máximo e têm o perfume e a cor próprios de sua variedade.
Cereais e Farinhas
Não podem estar úmidos, fermentados ou rançosos.
Leite e Derivados
Leite e queijos, manteiga, iogurtes, etc, devem ser pasteurizados e ficar guardados sob refrigeração. O leite, a uma temperatura de 10º C.
Como Eliminar o Perigo
Existe sempre a possibilidade de as hortaliças estarem contaminadas pelo vibrião da cólera e outros agentes causadores de verminoses. Por isso, a lavagem e desinfecção cuidadosa das hortaliças é responsabilidade de quem trabalha com alimentos.
Verduras
Escolha as folhas uma a uma, eliminando as estragadas. Lave cada folha em água corrente tratada e em seguida coloque-as num recipiente (que não seja de metal) com solução clorada para desinfecção, deixando de 20 a 30 minutos. Passado esse tempo, enxágue as folhas em água tratada e escorra bem.
Legumes e Frutas
Lave em jato de água corrente, eliminando a terra e a sujeira. Depois, sem tirar a casca, deixe em solução de água clorada por 30 minutos. Por fim, escorra até a eliminação total da solução clorada.
É simples fazer a solução clorada: 1 colher de água sanitária própria ara desinfecção para cada litro de água (atenção: a solução não deve ser reaproveitada).
Na próxima semana, falaremos sobre "Os cuidados com os Alimentos", o 2o. mandamento.
Até lá.
SINHORES APARECIDA E VALE HISTÓRICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário