Alimento Seguro qualifica 10,2 mil manipuladores
O Programa de Segurança de Alimento no Turismo fechou 2006 com a qualificação de 10,2 mil manipuladores de alimentos de 79 municípios e 2,3 mil empreendimentos atendidos. O programa ganhou também o reconhecimento do Governo Federal.
Por meio de decreto assinado pelo presidente Lula, criou-se a Comissão Interministerial para o Desenvolvimento do Setor de Alimentação Fora do Lar, que tem por objetivo a articulação de políticas públicas para o setor.
O programa é uma parceria entre o Ministério do Turismo, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Está segmentado em três ações principais: o curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para manipuladores de alimentos, Programa Boas Práticas e o Curso de Implantação Orientada para Empresas.
O objetivo é qualificar empresas e pessoas para o processo de produção e para aplicação de práticas seguras na manipulação dos alimentos prontos para consumo. Dessa forma, é possível disseminar a cultura da segurança do alimento nas regiões brasileiras, viabilizar o aumento da oferta qualificada no setor gastronômico e contribuir, assim, para a melhoria da qualidade e competitividade dos destinos turísticos.
Além de garantir a qualidade da gastronomia brasileira e agregar valor ao turismo a iniciativa é, também, uma vantagem competitiva, pois trabalha os produtos ofertados aos turistas tornando-os um atrativo para os roteiros. As metas para o primeiro semestre de 2007 são de capacitar 1,6 mil pessoas e atender 609 empreendimentos.
Fonte : Jornal de Turismo - 23-01-07
Nenhum comentário:
Postar um comentário