Chuvas de verão provocaram o atraso no cronograma de revitalização do Santuário Nacional
Aparecida
Depois de três meses, foram concluídas ontem as obras de revitalização das cúpulas da Basílica de Aparecida para o 5º Celam (Conferência Geral do Episcopado Latino-americano), que acontece em maio no Santuário Nacional.
As chuvas de verão acabaram provocando um atraso no cronograma de obras. A assessoria de imprensa da Basílica informou que, apesar do atraso, as chuvas não causaram o embargo de nenhuma obra. Segundo a assessoria, todas ficarão prontas antes de maio.
Após a confirmação da vinda do Papa Bento 16 a Aparecida, programada entre os dias 13 e 31 de maio, o Santuário Nacional retomou o projeto de várias construções e planejou outras obras com um custo médio de R$ 900 mil.
A conferência reunirá cerca de 300 bispos e deverá levar a Aparecida cerca de 400 mil pessoas entre romeiros, convidados especiais e jornalistas, inclusive da imprensa internacional.
OBRAS - Entre as obras em fase de construção está a "Tribuna Sul". No espaço, será celebrada a missa campal pelo papa. A expectativa é que cerca de 300 mil pessoas participem da celebração.
A tribuna está sendo construída na parte externa do local onde o, então Papa João Paulo 2º, celebrou uma missa quando visitou o Brasil em 1980. O projeto da obra inclui um camarim localizado no subsolo da Basílica, próximo à sacristia.
Além da "Tribuna Sul", outras obras estão em andamento na Basílica, como um conjunto de painéis, o acabamento dos estúdios da TV e área técnica do Santuário, a reforma da lanchonete, a colocação de piso no Salão dos Romeiros e o acabamento da Central de Informações na Torre da Basílica.
PRAÇA - A Prefeitura de Aparecida também está com diversas obras em andamento para a visita papal.
Esta semana, por exemplo, foi inaugurada a praça Maria das Dores dos Santos de Andrade, localizada sob o viaduto de acesso do bairro de Ponte Alta. A prefeitura também assinou um novo convênio com o governo do Estado no valor de R$ 393 mil para a pavimentação do Residencial Itaguaçu, o maior bairro da cidade.
SEGURANÇA - A direção do Celam é responsável pela segurança do evento. Os profissionais responsáveis já se reuniram no Santuário e uma reunião definitiva está marcada para fevereiro.
Entre os detalhes da operação de segurança, foi realizada ontem uma vistoria na Fazenda Boa Esperança, em Guaratinguetá. O papa deverá conhecer o local no dia 12 de maio. A vistoria contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.
Os policiais também fizeram um reconhecimento do itinerário que o Papa deve fazer do Seminário Bom Jesus, em Aparecida, até a fazenda. O reconhecimento integra um plano alternativo. Preferencialmente, o deslocamento de Bento 16 acontecerá em um helicóptero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário