quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Pequenas empresas no setor hoteleiro

Um estudo divulgado hoje pelo IBGE avaliou o impacto econômico do turismo no Brasil e concluiu que as pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos do setor.
Segundo a Embratur, brasileiros e estrangeiros fizeram 135 milhões de viagens pelo país, em 2005.

Mas qual a estrutura para atender os turistas?

O IBGE foi investigar em várias pesquisas econômicas feitas em 2003.
O estudo mostra que não importa o destino. No Brasil o turista quase sempre usa os serviços de uma pequena empresa, com até 20 empregados. Elas são maioria no setor. Estão em 97% das atividades ligadas ao turismo.

Numa agência de viagens, os dois sócios só precisaram de experiência, um computador e três funcionários para o negócio deslanchar. "Tem sempre alguém viajando, tem sempre alguém voando, dá um retorno bom", diz um dos sócios da agência de turismo, Gilmar Côrtes. Pequenas sozinhas, mas juntas elas empregaram mais de 60% de toda a mão-de-obra do setor. Contratam muito e pagam pouco, se comparadas com empresas grandes, como as companhias aéreas.

O salário, médio, do setor é de R$ 577. Maria está feliz com o trabalho de arrumadeira numa pousada. O primeiro com carteira assinada. "Tava difícil de arrumar um emprego", comenta ela. Segundo o IBGE, o mercado de turismo movimentou R$ 76 bilhões em 2003. Naquele ano, as famílias brasileiras gastaram o equivalente a 1,7% do orçamento com viagens.

O setor que mais gerou receitas foi o de alimentação. Restaurantes, bares e quiosques estão na preferência dos turistas que, bem atendidos, voltam sempre, felizes da vida.

Nenhum comentário: