segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Cursos serão definidos no fim do ano

Reunião com prefeitos aponta necessidade de qualificação em hotelaria e turismo no Fundo do Vale

Luciana Mendes
Guaratinguetá


A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado deve concluir até o final do ano o levantamento que apontará a necessidade de mão-de-obra qualificada nas cidades do Vale do Paraíba. A pesquisa faz parte do projeto 'Caravana do Trabalho'.

Ontem, o secretário do Emprego, Guilherme Afif Domingos, se reuniu com 17 prefeitos do Fundo do Vale, em Guaratinguetá, juntamente com técnicos da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), para a busca de informações sobre a empregabilidade e a necessidade de mão-de-obra.

No Fundo do Vale, onde está crescendo o turismo religioso, as necessidades apontadas pelos prefeitos são profissionais que tenham qualificação na área de hotelaria e turismo e de prestação de serviços.

Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista apontaram a necessidade de profissionais qualificados na área de turismo e de hotelaria.

Os municípios menores que integram o Vale Histórico, com economia baseada na agricultura e pecuária, também pretendem investir no turismo como fonte de renda.

Segundo o prefeito de Guará, Júnior Filippo (DEM), o estudo sobre a necessidade de qualificação vai ser útil para otimizar os recursos disponíveis e oferecer mais chances de ingresso no mercado de trabalho.

"A nossa cidade está se preparando para melhorar sua infra-estrutura de turismo e com certeza necessitaremos de mão-de-obra qualificada nesta área", afirmou.

O prefeito de Aparecida, José Luiz Rodrigues (DEM), também acredita que a principal vocação do Fundo do Vale é o turismo religioso em Aparecida, Guará e Cachoeira e o turismo histórico nas cidades como Bananal, São José do Barreiro e Silveiras.

PROJETO - O projeto Caravana do Trabalho está percorrendo regiões do Estado para envolver os 645 municípios em uma jornada pela qualificação profissional.

Hoje, a caravana será realizada em São José dos Campos, onde o secretário se reúne com os 22 prefeitos da região de São José dos Campos e do Litoral Norte.

De acordo com a secretaria, após a elaboração do estudo, a Fundação Seade apontará a situação ocupacional e as tendências do mercado de trabalho para o futuro. A pesquisa apontará também os diferentes setores e os tipos de profissionais necessários em cada localidade.

CURSOS - Após a conclusão do estudo, o Centro Paula Souza será o aplicador e o certificador oficial dos cursos de qualificação que forem apontados como necessários. Nas cidades onde não houver escolas técnicas, outras entidades poderão aplicar os cursos, desde que passem pela aprovação do Centro Paula Souza.

Segundo Afif Domingos, a Fundação Padre Anchieta foi escolhida para preparar todo o material que será utilizado pelos alunos durante os cursos.

"Para que o projeto tenha sucesso, é preciso o envolvimento de todos os prefeitos, porque são eles que apontam as necessidades. Vamos concluir o estudo até o final deste ano e em 2008 partimos para a realização dos cursos", afirmou Afif Domingos.

Para medir os resultados do estudo, a Fundap (Fundação do Desenvolvimento Administrativo Público) fará a avaliação de todo o processo que inclui o resultado do diagnóstico, a implantação dos cursos e o aproveitamento dos trabalhadores no mercado de trabalho.

Nenhum comentário: