segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Governo promove hoje e amanhã encontros com prefeitos para levantar as carências de qualificação profissional

Estado traça diagnóstico do emprego na região
Luciana Mendes
Guaratinguetá

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, se reúne hoje em Guaratinguetá e amanhã em São José dos Campos com prefeitos da região. O objetivo dos encontros é elaborar um relatório sobre a necessidade de mão-de-obra qualificada no Vale do Paraíba.

O projeto 'Caravana do Trabalho' está percorrendo várias regiões do Estado convocando todos os prefeitos para tentar traçar um raio-x das carências de qualificação nos 645 municípios de São Paulo.

O encontro de Afif Domingos com os 17 prefeitos da região do Fundo do Vale será realizado hoje, das 9h às 12h, no Hotel Clube dos 500, no km 60 da via Dutra, em Guaratinguetá.

Já a reunião com os 22 prefeitos da região de São José dos Campos e do Litoral Norte será realizada amanhã das 14h às 17h no Hotel Aquarius, na rua David Barrilli, no Jardim Aquarius.

Durante os encontros nas duas cidades, Afif Domingos, juntamente com técnicos da Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), buscarão informações sobre a empregabilidade e a necessidade de mão-de-obra qualificada nos municípios.

De acordo com a Secretaria de Relações do Trabalho, após uma pesquisa, a Fundação Seade apontará a situação ocupacional e as tendências do mercado de trabalho para o futuro.

A pesquisa apontará também os diferentes setores e os tipos de profissionais necessários em cada localidade.

CURSOS - Segundo Afif Domingos, com os dados em mãos, a Secretaria do Emprego poderá aplicar cursos de qualificação profissional de acordo com as necessidades locais para otimizar os recursos disponíveis para qualificação do trabalhador, garantindo a ele mais chances de ingressar no mercado de trabalho.

O objetivo da Caravana do Trabalho é possibilitar a coleta de dados para a elaboração do diagnóstico do emprego no Estado, por meio de informações passadas pelos próprios prefeitos.

O evento deverá ser iniciado com uma explicação do secretário sobre as diretrizes do projeto e em seguida os prefeitos recebem um questionário elaborado pela Fundação Seade que será respondido e devolvido em um prazo de 15 dias.

RESULTADO - O cruzamento das informações vai gerar o diagnóstico do emprego em cada município, segundo a secretaria.

Após a conclusão da pesquisa que apontará as necessidades dos municípios, o Centro Paula Souza, com 136 escolas técnicas e 33 Fatecs, distribuídas em 115 cidades do Estado, oferecerá os cursos de qualificação.

Nas cidades onde não houver escolas técnicas, outras entidades poderão aplicar os cursos, desde que passem pela aprovação do Centro Paula Souza.

Nenhum comentário: