sábado, 15 de dezembro de 2012

Hotéis de Aparecida serão obrigados a fornecer pulseiras de identificação para hóspedes

Medida atende a reivindicação do Sinhores Aparecida e prevê multa para estabelecimentos que não se adequarem

Modelo de pulseira que será usada na rede hoteleira da cidade

Agora é lei. Os hotéis, pousadas e pensões de Aparecida serão obrigados a fornecer aos hóspedes pulseiras de identificação.

A medida visa à segurança dos turistas que visitam a cidade e pode evitar o desaparecimento de pessoas como Beatriz Joanna Von Hohendorff Winck, de 77 anos. Ele se perdeu dentro do Santuário Nacional, no dia 21 de outubro, e ainda não foi localizada.

O desespero da família é grande, porque dona Beatriz é portadora de doenças cardíacas e está há mais de 50 dias sem tomar medicamentos. De acordo com a família, a falta dos remédios pode provocar morte por enfarte e até mesmo problemas de memória, devido também ao choque causado pela situação.

A nova legislação atende à reivindicação da direção do Sinhores Aparecida e Vale Histórico, que tem cobrado das autoridades do município medidas que obriguem a identificação dos hóspedes.

Segundo o presidente Ernesto Elache, Aparecida recebe um número muito grande de turistas e os casos de desaparecimento são comuns. “Em uma cidade como Aparecida, a visitação turística de um final de semana comum chega a ter entre 150 e 190 mil turistas. Diante de um movimento expressivo, esse turista passa a ser um número e não uma pessoa que é conhecida pelo nome”, justifica.

A intenção é fazer com que a empresa onde o turista está hospedado possa identificá-lo em meio a tantas pessoas, caso se perca ou passe mal e possa ser socorrido o mais rápido possivel, se necessário, através da identidade, com o nome e telefone do estabelecimento. “Temos que zelar pelos nossos turistas”, completa.

Como funciona

A disponibilização das pulseiras é prevista pela lei 3796/2012 e prevê multa de 400 UFMs (R$ 1.060) para os estabelecimentos que não oferecerem o dispositivo. Em caso de reincidência, a multa será cobrada em dobro.

A lei 3796/2012 altera uma lei de 1998, que dispunha sobre identificação de hóspedes na rede hoteleira da cidade. A nova legislação é mais atual e obriga todos os hotéis, pousadas e pensões devidamente instalados, ou que venham a se instalar no município, a fornecerem para cada hóspede uma pulseira de identificação em vinil.

A legislação prevê que a pulseira seja personalizada em silk, com o nome do estabelecimento de hospedagem. A ideia é permitir que os romeiros que se perderem sejam facilmente encaminhados ao local onde estão hospedados.

A pulseira deverá ser confeccionada em plástico vinil tri laminado, nas cores azul royal e branco. O dispositivo deverá conter fecho de lacre plástico inviolável e resistente à água, com furos permitindo a regulagem.

Nenhum comentário: