terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Comitiva de Caxambu visita Sinhores Aparecida


Objetivo do encontro foi trocar experiências sobre turismo religioso e qualificação de mão de obra

Amaro Gadbem, Ernesto Elache, Raul Spinelli e Celso B. de Figueiredo

Uma comitiva da cidade de Caxambu (MG) visitou a cidade de Aparecida e as instalações do Sinhores Aparecida e Vale Histórico na última semana. O objetivo do encontro foi a troca de experiências e informações voltadas aos setores de hospedagem e alimentação com vistas ao turismo religioso - modalidade turística que começa a ganhar força na região Sul de Minas Gerais.

A comitiva, formada pelo presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Caxambu, Amaro Gadbem, o colaborador do Convention & Visitors Bureau daquela região, Raul Spinelli, e por Celso B. de Figueiredo, área de recursos humanos do setor hoteleiro da cidade, foi recebida pelo presidente do Sinhores Aparecida, Ernesto Elache. 

Amaro Gadbem destacou que a visita é importantíssima, no momento em que o turismo religioso começa a ganhar mais força na região de Caxambu. Isso acontece em função da proximidade da cerimônia de beatificação de Nhá Chica, na vizinha cidade de Baependi. 

"O turismo religioso é uma preocupação do Sindicato de Caxambu e Baependi tem que se preparar para ter uma estrutura própria para poder atender esse tipo de turista que vai aparecer com maior frequência agora", salientou. A base territorial do Sindicato de Caxambu compreende 52 municípios do sul-mineiros. 

Em parte dessas cidades, como Caxambu e São Lourenço, a principal característica do turismo é baseada no bem estar e na natureza, tendo como principais elementos a água mineral, o café e o relevo montanhoso. "Estamos fazendo um trabalho para poder posicionar no mercado e agora abrangendo também o turismo religioso, que vai ter um forte peso na economia da região", salienta Gadbem.

Raul Spinelli, do Convention Bureau de Caxambu, destacou que a visita ao Sinhores Aparecida vai ao encontro da proposta do órgão de fomentar o turismo junto aos parceiros, como comércio, hotéis e outros setores ligados ao turismo.

"O destaque é que Aparecida mostrou-se pró-ativa nesse processo e é referência para nós", salienta Spinelli. Para o representante do órgão, a troca de experiências com o Sinhores Aparecida é fundamental para divulgar tanto Baependi como Aparecida, onde o turismo já é muito forte. "Mas é fundamental divulgar Baependi por causa dessa nova atividade, agora contemplada pela beatificação de Nhá Chica", completa. 

Na avaliação de Celso B. de Figueiredo, especialista em recursos humanos voltado às áreas de hospedagem e alimentação, a parceria com o Sinhores Aparecida pode levar incremento à área de formação de mão de obra, considerada um dos problemas do setor. 

Figueiredo relatou dificuldades na contratação de mão de obra em função da ausência de centros de capacitação. "É preciso capacitar mais pessoas, principalmente os mais novos e nós estamos lutando para aprimorar isso", diz. 

O know how do Sinhores Aparecida e Vale Histórico, através da Escola de Formação e Aperfeiçoamento ao Turismo (Efat), pode ser de grande valia para a região de Caxambu. 

Para Ernesto Elache, o saldo da visita foi muito positivo e, no atual momento em que, no Brasil só se fala da Copa do Mundo, deixa-se de enxergar as várias Copas que o turismo nacional já promove hoje, como o turismo religioso. 

"Em Aparecida, o ano de 2012 vai encerrar em dezembro com o número de 11,6 milhões de turistas, sendo maior do que qualquer Copa do Mundo, que durará 30 dias", diz. Elache destaca que nenhum investimento tem sido realizado em prol da "Copa" já existente no turismo religioso. "Somar forças com outras cidades, com o mesmo intuito, talvez dê algum dia, ao governo federal, uma visão do turismo já existente", conclui.

Comitiva em visita à Matriz Basílica Velha

Interior da Basílica Velha

Nenhum comentário: