quinta-feira, 8 de novembro de 2012

No Dia do Hoteleiro, Sinhores Aparecida e Vale Histórico reforça importância da qualidade no atendimento




Reforçar a importância da qualidade no atendimento e da qualificação profissional nos setores de hospedagem e alimentação. É assim que o Sinhores Aparecida e Vale Histórico vai comemorar o Dia do Hoteleiro neste dia 9 de novembro, nas 19 cidades que integram sua base.

Com a proximidade de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, a demanda por qualificação e serviços de qualidade nos dois setores é muito maior e aumenta também a responsabilidade dos proprietários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e similares a fim de garantir um atendimento de qualidade aos turistas que passam pelos destinos situados no Médio e Vale Histórico.

Segundo o presidente do Sinhores, Ernesto Elache, outro fator que vai exigir maior qualificação no setor é a inclusão de Aparecida como destino oficial da Opera Romana, agência de turismo oficial do Vaticano. “As categorias de hospedagem e alimentação têm como patamar a qualidade de atendimento e de serviços prestados; por isso, devemos ter como caminho diário que tudo que é bom hoje pode e deve ser bem melhor amanhã, para os nossos clientes, para a cidade onde estamos, para nossos cooperadores e para as nossas empresas”, destaca.

A hospitalidade envolve um conceito de bem servir aos que procuram o  hotel, seja para negócios ou lazer, estabelecendo um elo entre os setores ligados ao turismo, além de gerar empregos e desenvolvimento sustentável às regiões onde se estabelece. 

Efat
Um dos projetos do Sinhores que visam à qualificação no setor é a Escola de Formação e Aperfeiçoamento ao Turismo (Efat), que já capacitou cerca de 1380 pessoas, entre trabalhadores do setor e pessoas que hoje prestam serviços na área. 

A EFAT possui a primeira cozinha-escola da região, um apartamento-escola, um restaurante-escola e uma recepção-escola, todos equipados e criados nos moldes de um estabelecimento comercial em pleno funcionamento. 

“Nossa proposta vem sendo trabalhar de maneira intensa na inclusão social, reduzindo o turn-over na rede hoteleira regional pela qualificação adequada dos colaboradores contratados e aumentando o nível de contratação”, explica Elache. 

O objetivo do trabalho é proporcionar garantia formal aos trabalhadores e empresários do setor, permitindo aos estabelecimentos parceiros alto desempenho pela produtividade. 

Hotelaria na região
O Dia do Hoteleiro é comemorado em todo o Brasil desde 1935, quando foi criada a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) nacional, durante o 1º Congresso Nacional de Hotelaria, no Rio de Janeiro (RJ). 

Atualmente, o Brasil tem mais de 28 mil meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas e albergues. Somente na cidade de Aparecida, que recebe o maior fluxo de turistas do Médio e Vale Histórico, são 175 hotéis e 33 mil leitos. 

“O Sinhores Aparecida e Vale Histórico parabeniza as categorias de hospedagem e alimentação pelo simples e grande ato de cada dia de nosso trabalho: acolher bem”, conclui.

Nenhum comentário: