terça-feira, 25 de setembro de 2012

No Dia do Turismo, Sinhores Aparecida e Vale Histórico incentiva práticas sustentáveis



“Turismo & Energia Sustentável: Ligando o Desenvolvimento Sustentável”. Este é o tema definido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para comemorar o Dia do Turismo, celebrado mundialmente no dia 27 de setembro.

Na região de Aparecida e Vale Histórico, o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sinhores) está distribuindo cartazes de incentivo à prática de ações sustentáveis nos estabelecimentos que integram os municípios de sua base, com ênfase na cidade de Aparecida.

Segundo o presidente do Sinhores, Ernesto Elache, a intenção é conscientizar os empresários do setor a adotarem práticas sustentáveis visando a economia de energia elétrica e água, assim como a implantação de soluções inteligentes, incentivando o uso de novas fontes de geração de energia.

Atualmente, o consumo de energia elétrica e de água é a segunda maior fonte de despesas na rede hoteleira, perdendo apenas para as despesas com pessoal. Com a adoção de medidas que promovam a reuso da água e a adoção de fontes alternativas de energia, é possível reduzir os gastos em até 80%.

Uma das soluções disponíveis para os empresários do setor que vão ao encontro da proposta da OMT é o programa Pró-Hotéis. Trata-se de uma iniciativa que oferece soluções através de tecnologias focadas na redução do consumo e reuso da água, a minimização do consumo de energia com sistemas de climatização, aquecimento de água, iluminação moderna e inteligente, além do gerenciamento de energia.

De acordo com o diretor, Rodrigo Aguiar, o programa já conta com a adesão de quase 50 empresas do setor no Brasil inteiro, representando, juntas, mais de 100 hotéis.

Aguiar destaca que a metodologia do programa visa à modernização dos meios de hospedagem, através de projetos adaptados à realidade de cada empresa e financiados através de linhas de créditos especiais e uma agência de fomento.

Os resultados são muito positivos, tanto para quem investe como para o meio ambiente. Há casos em que as obras de adequação proporcionam redução de até 80% nos gastos, mas a média oscila entre 35% e 60% de economia.

“Nós sabemos que, do ponto de vista da pegada ambiental, gastamos cada vez mais recursos. Precisamos buscar formas de reduzir o consumo excessivo e, se nada for feito, ou os recursos naturais se acabam e acaba a vida no planeta, ou o planeta vai buscar formas de se defender”, assegura.

Porque se preocupar

Segundo dados do Ministério do Turismo, o Brasil deverá se consolidar como líder do turismo na América do Sul, com 27% no conjunto da região. O forte crescimento do turismo no país será fruto também da realização de eventos esportivos como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

No caso de Aparecida e região, o turismo segue como atividade crescente com projeção de fechar o ano de 2012 com 12 milhões de visitantes – daí a necessidade de as empresas do setor de hotelaria e alimentação adotarem práticas sustentáveis, pois o Brasil e agora o mundo passam e vão passar por Aparecida.

Nenhum comentário: